Calma, não precisa ter medo. Não tem nada de perigoso e amedrontador nesse lugar. Pelo contrário, você vai se surpreender com este lugar incrível.
Localizada entre os municípios de Parnamirim e Natal, no Rio Grande do Norte, a Barreira do Inferno leva esse nome por causa da vista que os pescadores tinham ao retornar pela manhã de suas pescarias. Com o nascer do sol, as falésias ficam bastante avermelhadas e ao serem observadas ao longe pelos pescadores, parecem na verdade uma grande barreira de fogo.
O mesmo fenômeno acontece no entardecer, mas o efeito não é tão grande quanto pelas manhãs.
Se surpreendeu não é? Mas veja o que mais vai encontrar neste ponto turístico maravilhoso de Natal.
Apesar da Praia Barreira do inferno ser fechada para o público, vale contemplar suas belas falésias, pois três dos nove quilômetros dessa faixa de praia são ocupados por imensos costões, as falésias de arenito, que conforme já falamos, com o sol lembram uma grande barreira de fogo que compõem uma vista magnífica.
É também na Praia Barreira do Inferno que fica o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) ou simplesmente Barreira do Inferno. É uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes. Fundada em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. A instalação trouxe a Natal a denominação de “Capital espacial do Brasil“.
Como a segurança dessas operações requer uma vasta área no seu entorno, os nove quilômetros de costa situados em sua região de influência foram mantidos sem ocupação desde 1965, quando a base militar foi instalada. A área da Barreira é de grande importância biológica, pois apresenta uma das maiores densidades de desova de tartarugas marinhas no Atlântico Sul. O Projeto Tamar monitora as desovas nas suas praias desde 2005, com a cooperação dos militares.
Vale lembrar que o local foi escolhido pois é próximo do equador magnético; aproveitava o suporte logístico já existente; a região apresenta baixo índice pluviométrico; grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos predominantemente favoráveis.
Achou interessante? Então saiba que o centro é aberto a visitação da população e turistas, porém deve-se fazer um agendamento.
Mas o passeio não acaba por aí não. Próximo ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), pode-se conhecer também o vilarejo de Pium e desfrutar de uma feira super conhecida na região. O mercado chama a atenção não apenas pela qualidade dos produtos vendidos, pois todos são sempre frescos e bem cuidados, mas também pela disposição que eles se encontram. Tal organização acaba fazendo com que o caminho seja sempre colorido e com um cheiro bem agradável de fruta fresquinha.
E não podemos deixar de citar, que tudo isso você vai encontrar no seu passeio a caminho do maior Cajueiro do Mundo. Então não deixe de conhecer a famosa Barreira do Infernooo….